Inchaço nas pernas: Conheça as 10 causas mais comuns

por jun 23, 2021Dicas, Prevenção, Tratamentos0 Comentários

O inchaço ou edema ocorre quando se acumula líquido no espaço extracelular, ou seja, líquido livre, fora dos vasos sanguíneos ou de alguma célula específica do corpo.

Como permanecemos em pé ou sentados a maior parte do dia, é sempre mais perceptível nas pernas e nos pés, devido a ação da força de gravidade. Alguns casos são bem aparentes e outros muito discretos, que pode até parecer normal a olho nu. Alguns sinais podem ajudar a identificar quando ocorre acúmulo anormal de líquido nas pernas:

• Dor e sensação de peso, principalmente ao final do dia.
  • Marcas em relevo quando usa sapato ou meia.
  • Coceira e mal estar.
  • Pele fina e ressecada.

O acúmulo de líquido no subcutâneo ocorre por uma falha ou na quantidade de líquido que chega à perna, na quantidade de líquido que sai da perna ou por alguma alteração na permeabilidade do vaso sanguíneo que facilita o líquido a sair do vaso e não retornar. Pode ser causado por problemas de má circulação, mas existem outras causas.

Essas são as 10 principais causas para o inchaço nas pernas

1. Varizes e trombose

Pessoas com problemas no retorno venoso podem acumular sangue e aparecer inchaço nas pernas. Este inchaço é geralmente mais evidente ao final do dia e associado a varizes visíveis. No caso da trombose o inchaço é geralmente em uma das pernas e associado a dor intensa.

2. Problemas no coração

Quando ocorrem problemas no coração, principalmente o coração crescido (cardiopatia dilatada), este tem dificuldade tanto para bombear o sangue para a perna como para receber novamente o sangue venoso, aparecendo assim o edema. Este inchaço é mais comum ocorrer nas duas pernas e geralmente associado a outros sinais de problemas do coração como falta de ar, dor no peito entre outros.

3. Problemas no rim e no fígado

Pessoas com problemas nos rins ou no fígado, principalmente a insuficiência renal e a cirrose, mesmo em graus iniciais, podem inchar as pernas e também outras áreas do corpo. Este inchaço ocorre devido a aumento do volume sanguíneo circulante e a problemas na excreção renal e hepática de eletrólitos e proteínas.

4. Problemas metabólicos e hormonais

Alterações hormonais principalmente associado a alterações de tireóide e hormônios femininos, aumentam a permeabilidade vascular para proteínas e podem causar edema e inchaço. Geralmente é mais perceptível nos membros inferiores, mas pode acometer braços e o rosto também.

5. Artrites e artroses

Pacientes com quadros reumáticos de artrite e artrose, ou mesmo em casos de fascite nos pés e pernas, podem devido a inflamação crônica manter um quadro de inchaço no membro. Este inchaço pode estar acompanhado de dor e ocorre durante todo o dia, estando presente desde a hora que o paciente acorda. Geralmente essa dor e inchaço vão melhorando com o passar do dia.

6. Gestação

As alterações naturais decorrentes da gestação fazem com que aumente a quantidade de líquido nas mulheres e dificulte o retorno venoso, fazendo inchar, principalmente as pernas. É bem mais evidente no final da gestação, mas devido a alterações hormonais pode ocorrer também no início.

7. Celulite/Erisipela e infecção

A presença de infecções no subcutâneo, geralmente por bactérias, podem ocorrer por pequenos ferimentos na pele. Estas infecções podem causar inchaço, geralmente associado a alterações da cor da pele, calor no local podendo até ter febre.

8. Linfedema e lipedema

Algumas pessoas têm problemas na circulação dos vasos linfáticos, estas são decorrentes principalmente de infecções prévias, cirurgias, acúmulo de gordura no membro ou mesmo sem uma causa específica. Este acúmulo de linfa é associado com inchaço e edema no membro, que geralmente é discreto no início do quadro mas pode evoluir para causas graves e predispor a erisipelas e feridas.

9. Medicações

Algumas medicações podem predispor ao acúmulo de líquido, principalmente nas pernas, geralmente somente com retirada da medicação já é percebida a melhora do inchaço.

10. Traumas

Pancadas, entorses ou outros traumas podem causar hemorragias e edema inflamatório que podem perdurar por dias. Mesmo que o trauma tenha sido em outra região da perna ou pequeno é possível este causar edema nos pés ou mesmo a perna toda.

Como tratar o inchaço nas pernas?

Pacientes com inchaço nas pernas possuem sintomas crônicos e que limitam a sua qualidade de vida, em caso de inchaço nas pernas que não melhora, é necessário acompanhamento médico com cirurgião vascular para análise e tratamento.

Confira também: 5 Exercícios físicos que te ajudam a prevenir o aparecimento de varizes.