5 Exercícios físicos que previnem varizes.

por fev 11, 2021Dicas, Varizes0 Comentários

As varizes geram desconforto físico e na autoestima, certo? No artigo abaixo você entende o que pode ajudar.

As varizes atingem até 38% da população adulta brasileira. Elas são a manifestação de uma doença chamada insuficiência venosa crônica e podem gerar uma queixa estética além de dor, inchaço, manchas e feridas nas pernas. Existem alguns fatores de risco para o aparecimento e piora das varizes como obesidade e sedentarismo, portanto…

Conheça os exercícios físicos que previnem e amenizam varizes.

Exercícios físicos em geral são benéficos pois, não só auxiliam na perda de peso e controle de várias doenças como hipertensão e diabetes, como também tem-se comprovado que diminui o risco de infarto e AVC. A atividade física regular possui um efeito anti-inflamatório melhorando a dor e edema de origem osteomuscular e circulatório, mas existem alguns exercícios que são melhores para quem tem doença venosa.

Confira abaixo:

Hidroginástica e Natação:

Natação. Um dos exercícios que previnem e amenizam varizes.
Atividades em água podem ser realizadas por qualquer idade e auxiliam na prevenção de varizes.

Exercícios em água são atividades físicas que ganham um auxílio adicional visto que a água exerce uma pressão hidrostática sobre os membros e as veias, melhorando os sintomas de varizes. Esses são os exercícios de preferências para quem tem insuficiência venosa crônica.

Caminhada:

Caminhada. Um dos exercícios que previnem e amenizam varizes.
A caminhada é um ótimo exercício para ativar a circulação.

A caminhada é um exercício de baixo impacto articular, acessível e que pode ser realizado por quase todas as idades, ela auxilia na tonificação da musculatura da panturrilha e da perna o que facilita o retorno venoso.

Ciclismo ou elíptico:

Ciclismo ajuda a prevenir varizes
A prática do ciclismo é uma aliada nos cuidados relacionados a varizes.

Ótimo exercício de baixo impacto articular passível de ser realizado em espaços fechados e que tonifica pernas e panturrilhas.

Alongamentos e Pilates:

Pilates. Um dos exercícios que previnem e amenizam varizes.
A prática de pilates e alongamento são alternativas para prevenir ou amenizar as varizes.

Pilates, além do alongamento, promove um exercício controlado para tonificação e fortalecimento muscular, diminuindo dores e edema de origem vascular e osteomuscular.

Musculação controlada:

Musculação. Um dos exercícios que previnem e amenizam varizes.
É possível realizar musculação mesmo em quem tem varizes. Porém deve-se ter cuidados adicionais.

A musculação é permitida para pacientes com varizes, porém é necessário seguimento e acompanhamento conjunto com um preparador físico e deve-se evitar exercícios com carga elevada.

Entenda quais são recomendações para se exercitar

A organização mundial da saúde recomenda que adultos realizem pelo menos de 150 a 300 minutos de atividade física moderada por semana, ou seja, 30 minutos de exercícios pelo menos 5 vezes na semana. Esse nível de atividade é suficiente para melhorar sintomas como dor, inchaço e controlar a progressão da insuficiência venosa crônica.

E lembre-se:

Toda atividade física deve ser auxiliada pela avaliação de um médico e um preparador físico.