Prevenção de varizes durante a gravidez. O que fazer?

por abr 22, 2021Gravidez, Prevenção, Varizes0 Comentários

Dr. André Farias

Médico graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Clínica Cirúrgica pela Universidade de São Paulo e é membro da Sociedade de Cirurgia Vascular e Endovascular (SBACV).
Áudio do artigo, lido por Inteligência artificial.

Nesse artigo eu te ajudo a entender o que fazer para impedir que as mudanças provocadas no corpo durante a gravidez influenciem no aparecimento de varizes.

A gestação é um momento único para as mulheres e em seus corpos acontece uma série de mudanças que podem estimular o surgimento de varizes. A prevenção de varizes durante a gravidez é um assunto que, definitivamente, precisa da sua atenção.

Quais são elas?  

O aumento do volume sanguíneo circulante, as alterações hormonais, o aumento do útero com compressão de estruturas abdominais como a veia cava e o aumento de peso em curto período de tempo estão entre as principais mudanças.  

Essas alterações se acentuam no 3° trimestre da gestação, principalmente devido ao tamanho do útero que dificulta o retorno venoso. É comum que nessa fase apareçam sintomas como inchaço, dor, sensação de peso nas pernas e também o surgimento de varizes e vasinhos, até mesmo em regiões menos comuns como a virilha, as regiões íntimas e o próprio útero. 

Entenda como prevenir varizes durante a gravidez: 

As sete medidas a seguir podem ajudar na prevenção de varizes durante a gravidez.

  1. Tente elevar suas pernas enquanto dorme;
  2. Deite virada para a esquerda, pois ajuda a descomprimir a veia cava;
  3. Massageie os pés e as pernas ao final do dia, de preferência com cremes hidratantes;
  4. Evite longos períodos em pé;
  5. Evite cruzar as pernas enquanto estiver sentada;
  6. Utilize meias elásticas apropriadas;
  7. Pratique exercícios físicos de preferência em água. 

  • Facebook
  • Gmail
  • Yahoo Mail
Faça o download dessas dicas para você ou para enviar para uma amiga.

Descubra como tratar as varizes durante a gestação 

Durante a gravidez não é recomendado nenhum processo invasivo, os remédios para varizes também não são liberados. Entretanto, algumas medidas físicas podem ser realizadas como compressas frias, elevar os membros e usar hidratantes próprios para isso. Em alguns casos o uso de meias elásticas adequadas para gestantes são necessárias e auxiliam bastante na diminuição dos sintomas.  

Geralmente as varizes desaparecem ao final da gestação, mas podem ocorrer danos permanentes na veia, nesses casos o ideal é esperar pelo menos de 3 a 6 meses após o fim da gestação para iniciar o tratamento que deve ser indicado por um cirurgião vascular.  

Dr. André Farias

Médico graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Clínica Cirúrgica pela Universidade de São Paulo e é membro da Sociedade de Cirurgia Vascular e Endovascular (SBACV).

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar em contato