Embolização de Miomas

Os miomas são um dos tumores benignos mais comum nas mulheres, porém mesmo benignos podem gerar vários sintomas que atrapalham a vida das pacientes. A embolização de miomas uterinos é um tratamento seguro para reduzir os miomas, melhorando os sintomas relacionados e preservar o útero.

Por ser um procedimento minimamente invasivo não gera cortes ou cicatrizes e com retorno precoce as atividades rotineiras .

O que são miomas?

Miomas são tumores benignos formados por tecido muscular que aparecem no útero, também são conhecidos como fibromas ou leiomiomas. É uma condição clinica frequente que atinge ate 30% da população feminina em idade fértil.

Quais são os principais sintomas dos miomas?

A maioria dos miomas não provoca sintomas. Os principais sintomas associado aos miomas são:

•  Aumento do fluxo menstrual (podendo gerar anemia)
  • Aumento do volume abdominal
  • Dor pélvica (sintoma mais frequente)
  • Sintomas compressivos (aumento da frequência urinaria ou constipação)
  • Varizes nas pernas / tromboses
  • Infertilidade
Como é feito o Diagnóstico?

Geralmente identificado pelo ginecologista durante exame físico ou ultrassom transvaginal, podendo ser necessário exames mais específicos como tomografia ou ressonância magnética.

Como é o procedimento de embolização de miomas?

O procedimento é realizado por um pequeno furo na virilha ou no braço, através destes pequenos orifícios o cirurgião endovascular, com auxílio de fios e cateteres específicos, identifica os vasos sanguíneos que irrigam o mioma. Utilizamos pequenas esferas que ocluem a nutrição sanguínea do mioma e fazem com que o mioma murche. Todo o procedimento é realizado sem cortes ou cicatrizes.

Vantagens da Embolização de Miomas

O tratamento do mioma é individualizado para cada paciente e depende de vários fatores como a idade e o desejo de preservação do útero.

Em conjunto com o paciente a equipe médica decide sobre um tratamento expectante, medicamentoso, miomectomia (retirada do mioma) ou histerectomia (retirada do útero).

A embolização de mioma veio como um tratamento inovador e minimamente invasivo para pacientes que necessitam diminuir os sintomas dos miomas e permanecer com o útero.

técnica e indicada para pacientes que possuem sintomas relacionados aos miomas e que não desejam retirar o útero