Varizes e vasinhos

São veias tortuosas e dilatadas que podem aparecer em qualquer parte do corpo, principalmente nos membros inferiores, e que não desaparecem espontaneamente. Estes vasos geram sintomas que variam desde queixas estéticas, dor e edema nos membros até escurecimento da pele e úlceras. Estes sintomas variam do diâmetro dos vasos afetados e o grau de acometimento da doença.

Quantas sessões são necessárias?

A quantidade de retornos depende diretamente da quantidade e do diâmetro dos vasos afetados. No entanto, utilizamos técnicas modernas que otimizam resultados com o mínimo de visitas necessárias ao consultório.

Em que local esse procedimento é realizado?

Este procedimento é realizado no consultório. Hoje em dia cerca de 85% dos casos de varizes não necessitam de cirurgias, sendo realizados ambulatorialmente sem internação, cortes ou repousos prolongados.

Quais orientações antes do procedimento?

Variam de acordo com o  tratamento proposto. Em geral, manter a pele hidratada, evitar realizar o tratamento com a pele bronzeada, usar meias e remédios quando prescritos.

Quais o cuidados após?

Manter a pele hidratada, usar medicações prescritas e a meia. Também deve-se evitar exercícios físicos intensos nas primeiras 24 horas e sol enquanto ainda houver hematomas.

Esse procedimento é doloroso?

O procedimento é realizado com o uso de agulhas muito finas que aplicam o esclerosante somente nos vasos bem superficiais da derme. Para minimizar o desconforto da escleroterapia, utilizamos resfriadores de pele que diminuem a sensibilidade na área submetida ao procedimento.

Idade

Costumam aparecer a partir de 30 anos de idade e podem ir piorando com o passar os anos. É pouco freqüente antes dos 30 anos. Entretanto, as microvarizes ou “aranhas vasculares”, também chamadas de “vasinhos”, podem aparecer em pessoas bem mais jovens.

Sexo

As mulheres são mais propensas do que os homens; fatores hormonais da gestação, menstruação e menopausa parecem ter relação com a maior facilidade de dilatação das veias;

História Familiar

O principal fator de risco para se ter varizes é a presença desta doença na família: a hereditariedade.

Obesidade

O sobrepeso aumenta a pressão sobre as veias e dificulta o retorno venoso;

Temperatura

Exposição ao calor por tempo prolongado pode provocar dilatação das veias. Não é à toa que a incidência de varizes é um pouco menor nos países mais frios. Portanto, cuidado com a exposição excessiva ao calor do sol, das saunas, dos fornos, etc.;

Tabagismo

Pesquisas revelam que a parede das veias também sofre as agressões das substâncias contidas nos cigarros;

Gravidez

Durante a gravidez a quantidade de sangue circulante aumenta e, portanto, aumenta o trabalho das veias;

Sedentarismo

O movimento das pernas é muito importante para “bombear” o sangue das veias. Portanto, ficar muito tempo sentado ou em pé parado é muito ruim para o trabalho das veias. Os exercícios e o combate ao sedentarismo são muito importantes para a circulação corporal;

Pílulas anticoncepcionais e reposição hormonal

Mais uma vez encontramos os fatores hormonais, em especial a progesterona, que provoca a dilatação das veias.

Diagnóstico

A doença varicosa apresenta vários estágios, alguns apenas com sintomas clínicos e poucas alterações ao exame físico, por isso a avaliação profissional por um angiologista ou cirurgião vascular é imprescindível. Exames adicionais podem ser necessários para o diagnóstico completo da doença varicosa, principalmente o ultrassom doppler.

Tratamento

Os tratamentos variam da queixa do cliente, da quantidade de vasos, da localização dos vasos e do apelo estético envolvido. Pode ser realizado desde tratamentos clínicos com medicação e meias, passando por tratamentos ambulatoriais como aplicações, tratamentos com laser transdérmico e espuma densa até casos que necessitam de cirurgias podendo ser realizadas em ambientes cirúrgicos ou até mesmo no consultório.