Sapatos de salto alto causam varizes?

por maio 13, 2021Dúvida frequente, Varizes0 Comentários

Dr. André Farias

Médico graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Clínica Cirúrgica pela Universidade de São Paulo e é membro da Sociedade de Cirurgia Vascular e Endovascular (SBACV).
Áudio do artigo, lido por Inteligência artificial.

Nesse artigo eu te ajudo a entender se sapatos de salto realmente influenciam no aparecimento de varizes.

O aparecimento de varizes acontece com o somatório de fatores intrínsecos e externos, não sendo um deles isolado o responsável por esta doença.

Qual é a função da panturrilha?   

A panturrilha tem um papel  primordial na circulação dos membros inferiores, pois a contração dos músculos da panturrilha durante o caminhar permite que o sangue seja bombeado da periferia para o coração e pequenas válvulas dentro das veias impedem que este sangue retorne, por causa desta função de bomba a panturrilha é conhecida como o “coração da perna”. 

Entenda a relação entre saltos e varizes. 

O uso de saltos  diminui a mobilidade correta dos pés e dificulta a contração da panturrilha, deixando este movimento menos amplo e diminuindo sua efetividade. Isso pode piorar o retorno venoso adequado e influenciar no aparecimento de varizes e de sintomas congestivos no membro.  

 Lembrando que as varizes aparecem com um somatório de fatores e, para quem já tem uma predisposição, o uso de salto alto pode sim piorá-las.  

Descubra como minimizar os efeitos do uso de salto. 

Algumas medidas podem ajudar a minimizar esses efeitos e diminuir os sintomas, são elas: 

  • Evitar saltos muito altos e por tempo excessivo. Se for necessário um tempo maior de uso deste sapato, tente diminuir o tamanho do salto.  
  • Sempre que  possível elevar as pernas para que a força da gravidade ajude no retorno venoso. 
  • Fazer atividades físicas regulares, de preferência em água, pois isso atenua os sintomas de varizes e fortalece a panturrilha. 
  • Usar meias elásticas compressivas bem indicadas,  estas auxiliam na prevenção de varizes e no retorno venoso. Atualmente, existem modelos mais finos e discretos. 
  • Tratar as varizes. A retirada de vasos já existentes melhora os sintomas e o retorno venoso do membro. 

Espero ter ajudado! Para mais informações procure um cirurgião vascular.

Dr. André Farias

Médico graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Clínica Cirúrgica pela Universidade de São Paulo e é membro da Sociedade de Cirurgia Vascular e Endovascular (SBACV).

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar em contato