Remédios que existem para varizes. Descubra quais são.

por mar 29, 2021Dicas, Medicamentos, Prevenção0 Comentários

Um questionamento comum entre as pessoas que sofrem com varizes é saber se existem medicações que podem tratar essa condição.

Varizes são veias dilatadas que aparecem nos membros inferiores, estas causam desconforto estético e diversos sintomas como dor, inchaço, sensação de peso, formigamento, manchas e até feridas na perna. Existem no mercado diversos remédios que prometem tratar as varizes, mas será que eles realmente as tratam?

Como os comprimidos podem ajudar no tratamento?

É facilmente encontrado em farmácias ou lojas de produtos naturais diversos comprimidos que servem para varizes, esses comprimidos são principalmente derivados e extratos de plantas como os Flavonoides (de onde extraem a Diosmina e hesperidina), derivados do pinheiro (onde extraem o picnogenol) e até castanha da índia. Estas medicações têm efeito sobre a parede das veias e dos linfáticos, diminuindo a inflamação e melhorando o tônus venoso, auxiliando assim na melhora da dor, do edema e dos formigamentos.

Perceba que essas medicações não eliminam as varizes e nem conseguem fazer com que elas diminuam de tamanho, agem apenas nos sintomas e ajudam a prevenir a flebite, inflamação na veia.

Qual é o papel dos cremes para varizes no tratamento?

Os cremes para varizes ajudam principalmente na hidratação da pele e, como diversos possuem óleos essenciais, auxiliam também na epitelização e cicatrização de feridas. Os cremes produzem uma sensação de frescor e bem estar que auxilia muito nos sintomas de varizes. Logo os tratamentos domiciliares de varizes não agem realmente tratando as varizes e sim amenizando os sintomas.

E afinal, quais são os tratamentos possíveis?

Para retirar as varizes algum procedimento esclerosante ou cirúrgico deve ser realizado. Hoje temos diversas opções para o tratamento:

Escleroterapia convencional ou ampliada
O procedimento realizado com a aplicação de uma substância esclerosante injetada diretamente nas varizes, causando irritação no vaso e sua posterior eliminação.

Escleroterapia convencional ou ampliada

Tratamentos com espuma densa
Consiste na injeção de substâncias esclerosante misturada com ar, em forma de “mousse” no interior das veias de qualquer diâmetro para promover seu fechamento.

Tratamentos com espuma densa
Consiste na injeção de substâncias esclerosante misturada com ar, em forma de “mousse” no interior das veias de qualquer diâmetro para promover seu fechamento.

Laser transdérmico, principalmente associado a escleroterapia (técnica CLACS)
O método Clacs (criolaser + crioescleroterapia) é uma combinação entre as técnicas de escleroterapia e laser transdérmico sob o esfriamento da pele, potencializando assim os resultados de cada técnica desta isoladamente.

Laser transdérmico, principalmente associado a escleroterapia (técnica CLACS)

Micro Cirurgias estéticas
A cirurgia estética é uma microcirurgia de varizes realizada para retirada de pequenos vasos nutridores associado a aplicação em teleangiectasias.

Micro Cirurgias estéticas

Cirurgia convencional ou ou endovascular
Técnica consolidada e realizada em todo mundo, principalmente, para tratamento de veias Técnicas indicadas para a retirada de veias maiores incluindo a veia safena, podendo ser realizada até ambulatoriamente.

Cirurgia convencional ou ou endovascular
Técnica consolidada e realizada em todo mundo, principalmente, para tratamento de veias Técnicas indicadas para a retirada de veias maiores incluindo a veia safena, podendo ser realizada até ambulatoriamente.

Lembrando que a escolha do melhor tratamento para tratar as varizes deve ser realizada por um cirurgião vascular.

Trackbacks/Pingbacks

1. Prevenção de varizes durante a gravidez. O que fazer? Doutor André Farias - […] a gravidez não é recomendado nenhum processo invasivo, os remédios para varizes também não são liberados. Entretanto, algumas medidas…