Nesse artigo eu te ajudo a entender o funcionamento e as vantagens dessa técnica.
O tratamento de varizes com espuma é uma das técnicas existentes para a retirada de varizes e vasinhos das pernas.
Como funciona o tratamento?
No tratamento de varizes com espuma usa-se uma substância esclerosante chamada polidocanol, bastante utilizada por cirurgiões vasculares no tratamento de veias doentes, é um líquido irritante que ao entrar em contato com a parede do vaso causa uma pequena inflamação e fibrose na veia, a deixando ocluída.
A técnica ganhou esse nome pois a substância é misturada ao ar formando uma espécie de espuma ou mousse que contém microbolhas responsáveis por aumentar a área de contato com a veia doente.
Quais são as vantagens desse tratamento de varizes com espuma?
Uma de suas principais vantagens é poder ser realizado em veia de qualquer diâmetro, desde pequenos vasinhos superficiais até veias grandes como a safena, o que varia é a concentração e a quantidade de espuma injetada.
Além disso, é considerado um procedimento de baixo risco e permite que os pacientes retornem imediatamente às suas atividades regulares posteriormente.
Como é feito o procedimento?
Após a avaliação médica, um exame físico é direcionado para analisar as varizes e suas complicações. Utilizamos ultrassom doppler que é responsável por identificar as veias doentes e o comprometimento da veia safena ou das veias profundas.
O tratamento é realizado de forma ambulatorial, no consultório médico, e não necessita de cortes, repouso ou internação.
Depois da identificação das veias alvo, é feita a aplicação da espuma e coloca-se uma meia compressiva, o paciente é orientado a dar uma caminhada pela clínica e fica em observação por um curto período de tempo. Por fim, é liberado e pode retornar a suas atividades regulares tendo que voltar apenas nas datas específicas.
Para quem é indicado o tratamento com espuma densa?
Por não necessitar de cortes, até mesmo pacientes com úlceras venosas abertas podem realizá-los, contanto que não estejam infectadas.
Quem já fez outros tratamentos antes como aplicações e cirurgias, também pode fazer esse procedimento e não há limite de idade para o uso da espuma. Entretanto, deve-se ter um cuidado especial com aqueles pacientes que possuem histórico de trombose venosa profunda, trombofilias, pacientes acamados e com alergia a medicamentos e problemas no coração.
Onde realizar o tratamento?
Preferencialmente com um angiologista ou cirurgião vascular habituado com a técnica. Geralmente, as clínicas que realizam esse tratamento possuem equipamentos modernos como ultrassom e realidade aumentada para identificar e visualizar as veias doentes.
Espero ter ajudado! Para mais informações procure um cirurgião vascular.
O conteúdo foi útil? Compartilhe com alguém.
0 comentários