Você sabe distinguir Varizes de Vasinhos?

por jan 26, 2021Varizes, Vasinhos0 Comentários

Dr. André Farias

Médico graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Clínica Cirúrgica pela Universidade de São Paulo e é membro da Sociedade de Cirurgia Vascular e Endovascular (SBACV).

Quer saber se esses vasinhos na sua perna são Varizes ou apenas Vasinhos? Vou te ajudar a distinguir.  

Uma grande dúvida de muitos pacientes é se os vasos que eles apresentam nas pernas são varizes ou apenas vasinhos. Para responder essa pergunta devemos primeiro saber a definição de varizes, para distinguir corretamente varizes de vasinhos .



  • Facebook
  • Gmail
  • Yahoo Mail
Distinguir varizes de vasinhos é uma dúvida comum entre pacientes.

O que são varizes e vasinhos? 

 No site da SBACV-RJ temos as seguintes informações: 

“… Varizes são veias que se tornaram dilatadas e tortuosas ao longo das pernas. Algumas varizes são calibrosas e evidentes na pele. Outras, de menor calibre, chamadas de microvarizes ou telangiectasias, também são conhecidas popularmente como “vasinhos…”.

Ou seja, o termo “varizes” é o conceito amplo da doença, sendo usado para denominar desde os pequenos vasos, como as telangiectasias que parecem teias de aranha, até as veias tortuosas e palpáveis que indicam uma doença na veia safena. 

Entenda as classificações das varizes: 

Diversas classificações surgiram para tentar organizar os tipos de varizes, por exemplo esta da foto: 

Distinguir Varizes de Vasinhos
  • Facebook
  • Gmail
  • Yahoo Mail

Todas as imagens são de varizes. Algumas apresentam vasos bem finos, menores que 2 mm, as chamadas telangiectasias, às vezes, existem vasos maiores abaixo ou mesmo sem a presença delas que podem ou não ser vistos a olho nu, são as veias nutridoras definidas como microvarizes, estas medem entre 2 a 4mm.  As veias de grosso calibre geralmente saltam à pele e podem ou não estar ligadas as veias profundas. Já a safena são as varizes propriamente ditas e medem mais de 4mm.  

Portanto, os vasinhos são as telangiectasias, as veias fininhas que parecem uma teia de aranha, e as varizes são os vasos maiores que são palpáveis e medem mais de 4mm. Mas não se engane, muitas vezes a presença dos vasinhos está associada a varizes e microvarizes. 

E você, consegue identificar qual o seu tipo de varizes? 

Dr. André Farias

Médico graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Clínica Cirúrgica pela Universidade de São Paulo e é membro da Sociedade de Cirurgia Vascular e Endovascular (SBACV).

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar em contato